Laboratórios

Análise Sensorial

Descrição: Área 72 m2. Finalidade: Experimentações e procedimentos de análise sensorial de alimentos e bebidas. Recursos disponíveis: Sala de elaboração equipada com eletrodomésticos diversos; almoxarifado; sala de processamento de dados; sala de reunião; ambiente com nove cabines de prova individuais.

Responsável: Profª Suzana Maria Della Lucia

Microbiologia de Alimentos

Descrição: Área 45 m2. Finalidade: Ensaios microbiológicos com culturas puras, análises microbiológicas e avaliação de comportamento microbiano em alimentos e bebidas. Recursos disponíveis: Autoclave, Capelas de fluxo laminar, Câmaras de incubação, geladeira, freezer, banho ultratermostatizado, espectrofotômetro, contadores de colônias, destilador, estufas de esterilização, banho maria, bicos de Bunsen, shaker, vidrarias diversas.

Responsável: Profº Raquel Vieira de Carvalho

Operações Unitárias

Descrição: Área 54 m2. Finalidade: Experimentações para caracterização de propriedades físicas de alimentos e estudo do processamento de alimentos e bebidas. Recursos disponíveis: Secadores de bandejas, spray dryer, liofilizador, viscosímetro rotacional, torrador de café, banho ultratermostatizado, bomba peristáltica, conjunto para análise granulométrica, compressores, evaporador rotativo, geladeira, balanças, datta-loggers, termohigrômetros, medidores de pressão, medidores de vazão.

Responsável: Profº Sérgio Henriques Saraiva

Planta Piloto - Engenharia de Alimentos

Descrição: Área 372 m2. Finalidade: Experimentações de desenvolvimento de processos e, ou produtos. Recursos disponíveis: laboratório de análises físico-químicas, planta de processamento de leite e derivados, planta de processamento de frutas e hortaliças, planta de processamento de produtos cárneos, planta de processamento de produtos a base de amido, planta de processamento de bebidas.
Responsável: Profº xxx

Química de Alimentos

Área 45 m2. Finalidade: Experimentações relacionadas a análises e caracterização de propriedades físico-química de alimentos e bebidas.O Laboratório de Química de Alimentos dispõe de equipamentos para realização de análises físico-químicas diversas, contando com capela de exaustão, pHmetro, balanças analíticas, analisador de atividade de água, liofilizadores, estufas, analisador de umidade por infravermelho, agitadores e chapas de aquecimento, banho-maria termostatizado, banho ultrassônico termostatizado, espectrofotômetro UV-Visível, extrator de lipídios, digestor e destilador de proteínas, mufla, câmaras BOD, geladeira, dentre outros.

Responsável: Profª  Pollyanna Ibrahim Silva

Tecnologia de Produtos Agrícolas

Descrição: O Laboratório de Tecnologia de Produtos Agrícolas inaugurado em 1995, presta para o desenvolvimento de aulas práticas relacionadas as áreas de tecnologia de carne e pescado, tecnologia de leite e tecnologia de produtos de origem vegetal. O laboratório é também utilizado para condução de experimentos; desenvolvimento de produtos e condução de projetos de extensão relacionados ao treinamento de lideres de comunidades agrícolas. A edificação tem uma área total de 130 m2 (Figura 1) e internamente encontra-se dividida em: sala de instrução com capacidade de 25 pessoas; Sala de elaboração de produtos com área de 39,8 m2; Sala de análises físico-química de produtos de origem vegetal, 10 m2; Sala de análises físico-química de produtos de origem animal, 10 m2; Almoxarifado, 9,8 m2. Além dessas, dependências o laboratório conta com um gabinete e três banheiros.
Responsáveis: Profa. Consuelo Domenici Roberto e Profa. Jussara Moreira Coelho

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000